Biomecânica dos ossos

18/01/2013 11:54

A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos. A Biomecânica dos ossos e a divisão da biomecânica que estuda os ossos. O osso é um tecido vivo que responde a estímulos variados. Quando submetido a estresse mecânico tende a se deformar. Esta tendência desencadeia reações fisiológicas que modificam o tamanho e a estrutura óssea. O estresse mecânico do osso causa microfraturas, que são o estímulo à remodelação óssea. Um exemplo de efeito biomecânico é a diferença no tamanho dos ossos no braço ativo do arremessador de discos, em relação ao braço que não faz os arremessos.

O que é a Biomecãnica dos ossos: O osso é um tecido vivo que responde a estímulos, e quando submetidos a estresse mecanico (Biomecânica) este tende-se a responder com deformidades ósseas, Porém, esta deformidade ósse não quer dizer que ele irá se deformar, mas irá sim, se refazer, tanto na sua estrutura bem como no seu tamanho, linear .

O estresse mecânico do osso causa microfraturas , são pequenas particulas de fraturas no interior do osso estas por sua vez, tendem-se a modificar o osso de acordo com a carga sofrida (TRAÇÃO).

Um exemplo do estresse mecânico pode ser usado como, o jogador de arremesso de discos à distância este por sua vez, tem um braço( o que arremessa o disco) maior que o outro que não efetua os arremessos, esta , é por sua vez a BIOMECÃNICA dos ossos, efeito dados através do estresse mecânico contínuo .

https://cms.loucosporbiologia.webnode.com/