Albert L. Lehninger

28/10/2012 16:45
Albert Lester Lehninger
Nascimento Décimo sétimo fevereiro de 1917
Bridgeport , Connecticut
Nacionalidade EUA bandeira Americano
Campo Bioquímica
Instituições University of Wisconsin-Madison
University of Chicago
Johns Hopkins University

 

Albert Lester Lehninger ( 17 fevereiro de 1917 - 4 de março de 1986 ) foi um bioquímico EUA , e é amplamente considerado como um pioneiro no campo da bioenergética .

Início da vida e da educação

Lehninger nasceu em Bridgeport , Connecticut , Estados Unidos , em 1917. Ele recebeu seu Bacharel em Artes pela Wesleyan University (1939) e passou a fazer o seu Master of Science (1940) e doutorado (1942) na Universidade de Madison , Wisconsin .

Acadêmico Profissional

Após receber seu Ph.D. em bioquímica, ele ocupou cargos de ensino diferentes na Universidade de Wisconsin-Madison e da Universidade de Chicago . Em 1952, tornou-se Lehninger da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins para assumir o título de Delamar Professor do Departamento de Química Biológica. Ele atuou nesta posição até 1978, quando foi nomeado para o cargo de professor da Universidade de Ciências Médicas. Esta posição foi criado especificamente para Lehninger, para honrar seu serviço para cientistas de Johns Hopkins pioneiras esforço e dedicação aos seus alunos. Ele manteve o título até sua morte em 1986. Postumamente, sua memória é homenageado por Albert Lester Lehninger Conferências Memorial da Universidade Johns Hopkins.

Ele fez contribuições fundamentais para a compreensão atual do metabolismo no nível molecular. Em 1948, ele descobriu junto com Eugene P. Kennedy, que as mitocôndrias são o local de fosforilação oxidativa em células eucarióticas . Isto marcou o início do estudo moderno da transdução de energia. Ele é o autor de vários clássicos, incluindo: mitocôndrias, Bioenergética, Bioquímica e nomeadamente nos princípios da bioquímica. O último é um texto de referência amplamente utilizada para cursos introdutórios em bioquímica universidades. Os dois últimos foram traduzidos em várias línguas.

https://cms.loucosporbiologia.webnode.com/