A vida nos oceanos um mundo em risco

23/08/2012 14:17

A VIDA NOS OCEANOS UM MUNDO EM RISCO

 

Durante a maior parte dos dois milhões de anos de existência de vida na terra, os mares abrigam todas as criaturas vivas. Muito antes de se instalarem nos continentes, as plantas dos antigos oceanos produziram a atmosfera rica em oxigênio de que as criaturas terrestres mais tarde necessitaram para respirar. Entretanto, os mares não recebem a atenção que merecem. Gastamos muito mais dinheiro para estudar os continentes, a atmosfera e os planetas e estrelas distantes do que para investigar o oceano. Apenas recentemente despertamos para o fato de que nossas atividades na terra, nas costas e mesmo em alto-mar estão pondo em risco a grande diversidade da vida nos oceanos de nosso planeta.

 A VIDA NOS OCEANOS: UM MUNDO DE DIVERSIDADE EM RISCO

Olha para o mar: ele é a fonte da vida. Produz a chuva e recebe os rios. Enquanto o mar viver, nós viveremos. (Herbert Sartorius)

 

Biodiversidade

Mais do que apenas uma palavra para designar a variedade de espécies em um lugar ou época, o termo biodiversidade abrange aspectos diferentes, embora inter-relacionados: a diversidade dos ecossistemas e a diversidade genética.

Diversidade das Espécies

Quando os ecologistas falam do número e tipo de criaturas em um ecossistema, usam o termo riqueza de espécies. Podemos expressar quantitativamente a diversidade de um ecossistema comparando a riqueza de espécies com o número total de indivíduos no ecossistema. A riqueza de espécies depende do local e também do grupo taxinômico. Por exemplo: existem cerca de quarenta mil espécies de vertebrados, das quais mais da metade são peixes. As florestas úmidas tropicais, porém, podem abrigar centenas de milhares de espécies de insetos. A riqueza de espécies também pode variar de acordo com a região geográfica: as florestas úmidas tropicais da Ásia têm uma variedade maior de espécies do que as do hemisfério ocidental.

 

Diversidade dos Ecossistemas

Ambientes naturais distintos podem abrigar combinações muito diferentes de plantas e animais. Essas diferenças também podem ser encontradas em ecossistemas semelhantes. Assim, por exemplo, as comunidades que vivem no fundo dos pólos são muito distintas das que habitam as regiões temperadas.

 

Diversidade Genética

A diversidade genética, que é importante para a vigor e viabilidade de uma espécie, é menos visível do que a diversidade das espécies ou dos ecossistemas. Em toda população que se reproduz sexualmente, a diversidade genética é diretamente proporcional ao número de indivíduos, quando a população diminui, o mesmo acontece com a diversidade. Essa perda de diversidade genética pode representar um grande risco para uma espécie.

Biodiversidade na Terra e no Mar

Uma comparação do ambiente na terra-atmosférica e no mar revela importantes diferenças do ponto de vista da biodiversidade.

Biodiversidade na Terra

A biodiversidade na terra-atmosfera é quase totalmente limitada a uma fina camada nas proximidades da superfície. A atmosfera sustenta um número relativamente pequeno de espécies. As variações de temperatura são muito maiores na terra do que no mar. A terra oferece uma variedade muito menor de habitats do que o mar; entretanto, abriga a maior parte das plantas e animais herbívoros de grande porte.

 

 

 

 

 

https://cms.loucosporbiologia.webnode.com/